CBF toma decisão sobre pedido do Galo e divide a torcida

Após 85 anos, da conquista de 1937, do título do Campeão dos Campeões, a diretoria do Atlético tenta o reconhecimento do torneio como um antigo formato do Campeonato Brasileiro. O Galo reuniu diversos documentos e enviou à Confederação Brasileira de Futebol, contudo, de acordo com o jornalista Henrique Muzzi, a CBF não deve dar sequência ao pedido, que está estagnado.

Em 1937, na época chamada de Federação Brasileira de Football (FBF), realizou o primeiro campeonato entre equipes de diversos estados do Brasil. A fase final contou com os campeões dos estaduais de 1936 dos quatro estados dos Sudeste. Atlético-MG, Fluminense, Portuguesa e Rio Branco-ES se enfrentaram em turno e returno, e com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Galo foi declarado campeão.

O Atlético realizou o pedido com base no ato da própria CBF, em 2010, quando unificou o Campeonato Brasileiro com a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Com o reconhecimento, diversas equipes do Brasil foram beneficiadas, algo que não seria incomum, caso o pedido do Atlético fosse aprovado. Na época, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos, levaram vantagem.

Quando a CBF unificou o Brasileirão, as chances do Atlético eram ainda maiores, no reconhecimento da conquista de 1937, mas o presidente do Galo na época, Alexandre Kalil, foi contra e não desejou dar seguimento ao processo. Após a conquista de seu segundo Campeonato Brasileiro, conquistado em 2021, aproveita o embalo e tenta a aprovação de seu pedido.

Assim como Kalil, muitos atleticanos não concordam com o pedido, especialmente em um ano que o Atlético vive momento conturbado, e apresenta números completamente distintos do ano anterior, quando conquistou o Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Em 2022, o Galo foi eliminado de maneira inesperada de duas competições, e está longe da liderança do Brasileirão.

Confira os twittes em relação ao título do Campeão dos Campeões:

Comentários estão fechados.