Atlético não quer mais depender de mecenas em 2022
É inegável que o Atlético-MG gastou muito para montar o atual elenco. Com a ajuda dos 4 R’s, como são conhecidos os mecenas, o clube mineiro recebeu a injeção de R$ 400 milhões. Dinheiro usado para pagar dívidas emergenciais e montar uma forte equipe.
O retorno veio logo no segundo ano, com títulos e, consequentemente, muito dinheiro entrando. O ótimo desempenho em campo fez o Galo faturar em 2021 mais de R$ 220 milhões em prêmios, bilheteria e exposição na televisão.
Para manter o domínio do futebol nacional, a diretoria alvinegra deseja gastar R$76 milhões a mais que no último ano, desta vez, por conta própria, sem a ajuda dos mecenas.
Ainda no início deste ano, Rubens Menin, o principal investidor da equipe, revelou que a equipe a partir deste ano, já deve ser auto-suficiente
“O Atlético teve um caixa positivo em 2021. Pagamos inúmeras dívidas. Então, foi um ano excelente para o Atlético, como prevíamos. Este ano, o orçamento não prevê um novo empréstimo. Acho que se tudo der certo, o Atlético vai caminhar com as próprias pernas”.
Finanças do Atlético em 2021
Com o título da Copa do Brasil, último dos 3 conquistados na temporada, o Atlético embolsou mais R$ 56 milhões. A premiação total no torneio foi de R$ 71,1 milhões. Até a taça, o Galo teve que passar por Remo, Bahia, Fluminense e Fortaleza.
Mas não foi apenas a Copa do Brasil que rendeu um bom dinheiro para o clube, afinal o Atlético também venceu a competição mais importante do Brasil. O Galo foi o campeão brasileiro de 2021, quebrando o jejum de quase 50 anos. Somente pelo título nacional o clube mineiro recebeu R$ 33 milhões. A boa campanha no Brasileirão fez também com que o Atlético tivesse uma maior exposição nos canais esportivos de televisão. Foram 14 partidas exibidas na Globo e outras 16 no canal pago SporTV.
Na Libertadores, na qual o Galo foi eliminado nas semifinais, foram R$ 40,9 milhões.
Com o time em boa fase e brigando por títulos, a torcida fanática do alvinegro mineiro não mediu esforços para lotar o Mineirão. Foram somente 14 jogos com público na temporada, mas o bastante para o Atlético fazer R$ 46,9 milhões com bilheteria. Até metade do ano, o número de sócios-torcedores não chegava aos 60 mil . Atualmente, são mais de 126 mil torcedores adimplentes no programa. Além é claro dos mais de R$ 60 milhões de patrocínio/marketing.
Comentários estão fechados.