Por que o Atlético Mineiro é chamado de Campeão do Gelo?
Um dos títulos exaltados no hino do Atlético Mineiro é o de Campeão do Gelo e embora não exista nenhum troféu com esse nome, nos anos 1950 o Galo foi o primeiro clube brasileiro a excursionar pela Europa.
A equipe mineira não só foi pioneira, como foi extremamente vitoriosa em sua passagem pelo futebol europeu. O clube realizou 10 partidas, em 10 cidades diferentes, tendo vencido seis, empatado duas e perdido outras duas.
Tendo jogado em campos congelados e em condições climáticas extremamente adversas, o desempenho do Atlético foi elogiado pela imprensa nacional, que carinhosamente apelidou os atletas da deleção alvinegra como campeões do gelo.
Quando o Atlético retornou a Belo Horizonte após o fim da excursão, os jogadores foram recebidos como verdadeiros heróis pela torcida alvinegra, que lotou o aeroporto da Pampulha para recebe-los e depois ainda os acompanhou em um desfile em carro aberto pela cidade.
O título é considerado importante pelo clube, uma vez que foi conquistado poucos meses após a derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950. Então, o feito do Atlético trouxe novamente esperança para o futebol Brasileiro.
O elenco campeão do gelo com o Galo
Goleiros: Kafunga e Mão de Onça
Defensores: Afonso, Juca, Márcio Pulit, Moreno, Oswaldo e Vicente Peres
Meio-campistas: Barbatana, Haroldo, Lauro e Zé do Monte
Atacantes: Alvinho, Lucas, Murilinho, Nívio, Vaguinho, Vavá e Zezinho
Comissão técnica: Ricardo Diez (treinador), Dr. Abdo Borges (médico), Dr. Domingos Dângelo e Sra. Celeste (chefe da delegação e esposa), Francisco Américo (jornalista) e Teodora Breickport (intérprete)
A campanha do Atlético Mineiro na Europa
- Munique 1860 (ALE) 3×4 Atlético
- Hamburgo (ALE) 0x4 Atlético
- Werder Bremem (ALE) 3×1 Atlético
- Schalke 04 (ALE) 1×3 Atlético
- Rapid Viena (Áustria) 3×0 Atlético
- Saarebrücken (ALE) 0x2 Atlético
- Anderlecht (BEL) 1×2 Atlético
- Eintracht Brauschweig (ALE) 3×3 Atlético
- Seleção de Luxemburgo 3×3 Atlético
- Stade Français (FRA) 1×2 Atlético
Comentários estão fechados.