Por que o Galo é o mascote do Atlético Mineiro? Conheça a origem do personagem

1

Fundado em 25 de março de 1908, o Atlético Mineiro é um dos clubes mais tradicionais do Brasil. Dono de uma torcida apaixonada e de grandes equipes ao longo de sua história, o clube tem como mascote o Galo. Mas, qual foi a origem desse mascote?

O animal foi escolhido pelo chargista Mangabeira, que em 1945 recebeu do jornal A Folha de Minas a missão de desenhar mascotes para os clubes mineiros. Mangabeira conta que escolheu o animal para representar o Atlético por sua semelhança com o clube:

“O Atlético sempre foi um time de raça. Mais parece um galo de briga, que nunca se entrega”, disse ele.

mangabeira
O chargista Mangabeira, que criou o mascote do Atlético

Galo é o mascote do Atlético Mineiro

Apesar de ser chamado Clube Atlético Mineiro, ninguém se refere a equipe assim, o grito que ecoa do fundo da garganta dos torcedores é o de GALO!

Não existe nenhum outro time no mundo mais identificado com seu mascote do que o Atlético, uma vez que os dois se confundem o tempo todo. Então, é impossível dissociar o Atlético do Galo e impossível dissociar o Galo do Atlético.

Galo mascote do Atlético Mineiro
Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Um dos grandes responsáveis por essa identificação da torcida com o animal é o ex-jogador alvinegro Zé do Monte. Durante os anos 50 o atleta entrava em campo segurando um Galo e após o pentacampeonato mineiro de 1951/52/53/54/55, o grito de GALO passou a ecoar em todos os estádios que o Atlético jogava.

De onde vem o Galo Doido?

O Atlético foi o primeiro time do Brasil a ter uma pessoa vestida como mascote no campo, em 1976 foi lançado o primeiro Galo. Então, ele acompanhava as crianças e jogadores na entrada em campo.

Outras versões do Galo fizeram sucesso, como o Galo Volpi e o Galo do Ziraldo. Em 2005 o Atlético voltou a ter uma pessoa vestida como mascote em campo, o personagem ficou conhecido como Galo Doido e agita as arquibancadas dos estádios antes dos jogos.

galo doido
O Galo Doido marcando presença em um dos jogos do Atlético

1 comentário
  1. […] Atlético-MG e Corinthians. O melhor jogo foi o de ida, no Mineirão. Reinaldo fez os três gols do Galo em uma partida de virada […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Flamenguistas Não Aguentam E Rejeitam Ídolo Do Atlético-MG Saiba Em Quais Jogos Guilherme Arana Deve Desfalcar O Galo Craque Internacional Deixa O Atlético-MG Na Mão E Se Oferece Para Rival Aceitaria De Volta? Ídolo Do Atlético-MG Está Sem Clube E Pode Voltar De Graça Cuca, Jesus Ou Outro? Torcida Do Galo Elege Favorito Para Substituir El Turco