Galo no Mundial de Clubes: Confira o que precisa acontecer para o Atlético garantir a classificação

A derrota do Napoli para o Barcelona nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, na última terça-feira (12), garantiu a Juventus uma vaga no Super Mundial de Clubes da FIFA, através do ranking. Os times italianos asseguram o 21º lugar na competição, que está programada para acontecer de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.

Com 32 participantes já confirmados, ainda restam 11 vagas no torneio, e uma delas será automaticamente atribuída ao país-sede, que ainda precisa definir os critérios de qualificação. Na América do Sul, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os três últimos vencedores da Copa Libertadores, já têm suas vagas asseguradas, e agora, apenas três vagas estão em disputa, e uma delas poderá ser conquistada pelo Galo.

Entretanto, o Atlético não conseguirá a vaga através do ranking. Apesar de ocupar a terceira posição na pontuação estabelecida pela Fifa e Conmebol exclusivamente para a classificação ao Mundial, ficando atrás apenas do Palmeiras e do Flamengo, que já estão garantidos, o Alvinegro não poderá utilizar uma das duas vagas disponíveis devido ao regulamento.

Dado que já há dois ou mais times brasileiros classificados, nenhum outro clube do país poderá entrar no torneio através do ranking. Informações obtidas pela rádio Itatiaia indicam que a Fifa não pretende alterar essa regra, mesmo que o Galo apresente um pedido formal, como foi cogitado pela direção do clube ao final do ano passado.

Chance do Galo no Mundial de Clubes

O Galo precisa conquistar a Copa Libertadores deste ano para participar do Super Mundial de Clubes. O mesmo se aplica aos outros times brasileiros que estão competindo no torneio, como São Paulo, Grêmio, Botafogo ou RB Bragantino.

Comentários estão fechados.