Atlético pode voltar a participar de campeonato em 2023

O Atlético pode disputar a tradicional Copa Sul-Minas que pode estar voltando aos palcos brasileiros. Segundo o jornalista Marco Búrigo, o presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, trabalha nos bastidores para a volta da competição.

A Copa Sul-Minas é uma competição extinta do futebol brasileiro, criada devido ao descontentamento de clubes de Minas Gerais e do Sul do Brasil com as rendas da Copa Centro-Oeste e Copa Sul, respectivamente. Os clubes mineiros decidiram se juntar aos gaúchos, paranaenses e catarinenses para criar, através da CBF, uma nova competição, a qual teve início no ano de 2000. Cada federação escolhia seus representantes.

A primeira edição deste torneio de futebol foi realizada entre os clubes de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Os jogos começaram em janeiro e terminaram em março. O campeão foi América Mineiro que venceu na final a equipe do Cruzeiro. Os dois clubes garantiram participação na Copa dos Campeões de 2000, a competição contou com 12 clubes de quatro estados.

A Copa Sul-Minas de 2002 foi a terceira edição deste torneio, o campeão foi Cruzeiro que venceu na final a equipe do Atlético Paranaense e um ano antes venceu o Coritiba sagrando-se o primeiro bicampeão da competição. Os quatro semifinalistas garantiram vaga na Copa dos Campeões de 2002.

A melhor colocação do Galo foi em 2001 e 2022 ficando com a terceira colocação do campeonato. O campeonato acabou em 2002 devido a falta de rentabilidade para a Rede Globo, que era a financiadora do campeonato.

Comentários estão fechados.