Por que o Atlético Mineiro é chamado de Campeão do Gelo?

0

Um dos títulos exaltados no hino do Atlético Mineiro é o de Campeão do Gelo e embora não exista nenhum troféu com esse nome, nos anos 1950 o Galo foi o primeiro clube brasileiro a excursionar pela Europa.

A equipe mineira não só foi pioneira, como foi extremamente vitoriosa em sua passagem pelo futebol europeu. O clube realizou 10 partidas, em 10 cidades diferentes, tendo vencido seis, empatado duas e perdido outras duas.

Tendo jogado em campos congelados e em condições climáticas extremamente adversas, o desempenho do Atlético foi elogiado pela imprensa nacional, que carinhosamente apelidou os atletas da deleção alvinegra como campeões do gelo.

Quando o Atlético retornou a Belo Horizonte após o fim da excursão, os jogadores foram recebidos como verdadeiros heróis pela torcida alvinegra, que lotou o aeroporto da Pampulha para recebe-los e depois ainda os acompanhou em um desfile em carro aberto pela cidade.

O título é considerado importante pelo clube, uma vez que foi conquistado poucos meses após a derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950. Então, o feito do Atlético trouxe novamente esperança para o futebol Brasileiro.

O elenco campeão do gelo com o Galo

Goleiros: Kafunga e Mão de Onça

Defensores: Afonso, Juca, Márcio Pulit, Moreno, Oswaldo e Vicente Peres

Meio-campistas: Barbatana, Haroldo, Lauro e Zé do Monte

Atacantes: Alvinho, Lucas, Murilinho, Nívio, Vaguinho, Vavá e Zezinho

Comissão técnica: Ricardo Diez (treinador), Dr. Abdo Borges (médico), Dr. Domingos Dângelo e Sra. Celeste (chefe da delegação e esposa), Francisco Américo (jornalista) e Teodora Breickport (intérprete)

A campanha do Atlético Mineiro na Europa

  • Munique 1860 (ALE) 3×4 Atlético
  • Hamburgo (ALE) 0x4 Atlético
  • Werder Bremem (ALE) 3×1 Atlético
  • Schalke 04 (ALE) 1×3 Atlético
  • Rapid Viena (Áustria) 3×0 Atlético
  • Saarebrücken (ALE) 0x2 Atlético
  • Anderlecht (BEL) 1×2 Atlético
  • Eintracht Brauschweig (ALE) 3×3 Atlético
  • Seleção de Luxemburgo 3×3 Atlético
  • Stade Français (FRA) 1×2 Atlético
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Flamenguistas Não Aguentam E Rejeitam Ídolo Do Atlético-MG Saiba Em Quais Jogos Guilherme Arana Deve Desfalcar O Galo Craque Internacional Deixa O Atlético-MG Na Mão E Se Oferece Para Rival Aceitaria De Volta? Ídolo Do Atlético-MG Está Sem Clube E Pode Voltar De Graça Cuca, Jesus Ou Outro? Torcida Do Galo Elege Favorito Para Substituir El Turco