Everson brilha no Atlético e se junta à elite dos melhores goleiros do mundo

A vitória do Atlético por 2 a 0 sobre o Sport na última terça-feira (30), pela terceira fase da Copa do Brasil, teve um sabor especial para o goleiro Everson, que alcançou a marca de 100 jogos sem sofrer gol com a camisa preta e branca. O desempenho do goleiro, conhecido como “clean sheet”, é notável e se equipara ou mesmo supera o de muitos dos melhores arqueiros do mundo.

O camisa 22 atingiu essa marca emblemática em sua partida de número 238 pelo Galo, o que significa que ele manteve sua meta inviolada em aproximadamente 42% dos jogos que disputou. Neste ano, ele acumulou seu nono jogo sem sofrer gols.

No ano passado, considerado um dos melhores, senão o melhor, goleiro do país, Everson registrou 24 clean sheets. No entanto, a marca insuperável até o momento foi alcançada no histórico ano de 2021, quando ele ficou imbatível em 34 partidas.

“Muito feliz. É uma marca muito importante, 100 jogos sem sofrer gol em 238 jogos, média de mais de 40%. Muito feliz. Sinal que o trabalho está sendo bem feito e vou continuar trabalhando para aumentar essa marca”, disse Everson.

Everson entre os melhores

Ficar sem sofrer gols em 42% dos jogos é uma marca incrível para Everson. Comparativamente, o lendário Victor, considerado o maior goleiro da história do Atlético, atingiu esse feito em “apenas” 33% das partidas, acumulando 140 clean sheets em 424 jogos.

O jogador está muito próximo dos principais goleiros brasileiros que atuam no futebol mundial, já que Alisson, no Liverpool, ficou sem sofrer gols em 43% dos jogos (113/260), enquanto Ederson, no Manchester City, superou isso com 46% (153/329). Na Premier League, inclusive, há um prêmio anual para o arqueiro que termina o campeonato com mais clean sheets.

Comentários estão fechados.