Independiente Del Valle: pedra no sapato em 2016, volta ao grupo do Galo em 2022.

Ao lado do Deportes Tolima e do América-MG, o Independiente Del Valle, do Equador, será um dos adversários do Atlético na fase de grupos da Copa Libertadores de 2022. Os dois clubes voltam a se enfrentar no torneio pela primeira vez desde 2016, quando também caíram no mesmo grupo. O Galo acabou derrotado por 3×2 no Equador, mas venceu por 1×0 em Belo Horizonte.

Fundado em 1958, o Del Valle sempre foi um time modesto do Equador, mas ao longo da última década se tornou uma das principais equipes da América Latina. Com um projeto esportivo muito bem definido, a equipe revelou diversos jovens jogadores e encantou o mundo com seu estilo de futebol ofensivo. Foram finalistas da Copa Libertadores em 2016 e campeões da Sul-Americana em 2019.

Além de de ter enfrentado o Del Valle em 16, o Galo já contou em seu plantel com os equatorianos Alan Franco e Juani Cazares, ambos revelados pelo clube. O Independiente também exportou muitos talentos para o futebol brasileiro, o caso de Sornoza e Orejula que jogaram no Flu e de Miguel Angel Ramirez, que comandou o Internacional em 2021.

O clube chega a Libertadores após o título equatoriano de 2021. A equipe atualmente ocupa a sétima colocação do campeonato Equatoriano e tem como destaque o meia Júnior Sornoza. Nos últimos 5 jogos foram 2 vitórias, 2 derrotas e 1 empate.

Título da Libertadores pode aproximar Galo de meta

A Copa Libertadores da América é um dos grandes objetivos do Galo na temporada de 2022, eliminado nas semifinais em 2021 com dois empates, o Atlético sonha com o bicampeonato continental. Em caso de um eventual título, o alvinegro poderá embolsar uma quantia maior que a que o Palmeiras recebeu em 2021. Isso porque a Conmebol aumentou a premiação do torneio para 16 milhões de dólares para o vencedor, 1 milhão a mais que em 2021.

Em 2013 quando foi campeão pela primeira vez, o Galo recebeu 21 milhões de dólares se somados a todas as premiações recebidas em fases anteriores. Caso seja campeão novamente em 2022, somando todas as premiações, o Atlético pode receber 25 milhões de dólares.

O clube tem como meta para 2022 faturar R$163 milhões com premiações, caso vença a Liberta, já arrecadaria aproximadamente R$125 milhões e se aproximaria de seu objetivo. Assim como tem sido desde 2019, a final da Libertadores segue sendo em jogo único e já tem local definido: Guayaquil, no Equador.

Comentários estão fechados.