Pênalti para o Galo! Uma análise sobre o alto número de penalidades marcadas a favor do Atlético.

O Atlético Mineiro é uma das melhores equipes do Brasil e não à toa, é o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Apesar disso, o clube vem recebendo muitas críticas por conta do alto número de pênaltis sendo marcados a seu favor, foram 22 desde o inícios de 2021 em todas as competições disputadas. O número é relativamente alto quando comparado com Palmeiras (12) e Flamengo (11).

Apesar disso, é natural que clubes como o Atlético, que tem uma proposta de jogo mais ofensiva e que passem mais tempo próximos à área adversária, tenham um número maior de penalidades marcadas a seu favor. A título de comparação, o Portal do Atleticano decidiu levantar números dos clubes mais dominantes da Europa e com propostas semelhantes a do Galo. Confira o que descobrimos:

O clube europeu com mais penaltis marcados na temporada 2021/22 é a Napoli, com 10 pênaltis a seu favor no Campeonato Italiano. Na Premier League, Chelsea e Manchester City tem 7 cada. Na Alemanha, o RB Leipzig lidera com 8, o mesmo número que o Valência na Espanha e que o Lille, na França. É importante ressaltar que temporada 2021/22 começou no meio de 2021 e terminará no meio de 2022. Todos os números foram retirados do site Football Italia.

Em um levantamento mais detalhado, com números levantados desde a temporada 2018/2019, o CIES, centro de informação e estatística do futebol, mostra que o Manchester United é clube com mais pênaltis marcados a seu favor, com uma penalidade marcada a cada 299 minutos, uma média de um pênalti a cada 3 partidas.

Diretor do Galo fala sobre polêmica de pênaltis

Após ter um pênalti questionável marcado na vitória por 2×1 sobre o Cruzeiro, o Atlético foi acusado pelo rival e por diversos jornalistas sobre um suposto favorecimento da arbitragem, algo que para muitos, teve influência direta nos títulos conquistados em 2021. Durante sua entrevista para o jornalista Breno Galante, Caetano aproveitou para por fim a essa ideia de que o Atlético é beneficiado. Confira:

“Pra mim tem uma conclusão óbvia: estamos incomodando o restante do país. Isso não há a menor dúvida. Só que, para nós que somos profissionais do futebol, realmente incomoda pelo fato de…nós não queremos reconhecimento do trabalho, pois não diante ter expectativa de algo que não iremos alcançar, mas que pelo menos tenham respeito. O Atlético, ao longo da sua história muitas vezes já poderia ter sido bi, tri-campeão brasileiro e por erros acabou sendo impedido dessa conquista.”

Comentários estão fechados.