Por que o Atlético Mineiro tem este nome?

O Atlético Mineiro é um dos clubes de futebol cujo nome entra naquele famoso esquema da localização geográfica. Isso porque, durante muito tempo, e ainda nos dias de hoje, muitas equipes são nomeadas com base no estado, cidade ou até mesmo bairro onde estão inseridas. Com o Galo, de certa forma, a situação não foi diferente.

O Clube Atlético Mineiro foi fundado no dia 25 de março do longínquo ano de 1908, pelas mãos de um grupo de estudantes de classe média, na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Diferente de muitos clubes que vinham surgindo naquela época, final do século XIX e início do século XX, o Galo nasceu voltado exclusivamente para o futebol.

E isso, inclusive, já estava explícito no nome da equipe. Ao contrário do que muitos pensam, o Clube Atlético Mineiro nem sempre foi o nome da equipe fundada em Belo Horizonte. Quando surgiu, primeiramente a equipe foi nomeada de Athlético Mineiro Football Club – uma mudança não tão brusca, como podemos ver.

Pode-se dizer que o nome oficial do Galo na época se deve ao fato de que naquele período o futebol ainda era muito atrelado aos ingleses, tidos como os inventores do esporte. Sendo assim, muitos dos clubes que surgiam no Brasil tinham como inspiração a Inglaterra e outras equipes da terra da rainha.

Atlético Mineiro: um time de muitos apelidos

Pode-se dizer que o Atlético Mineiro é um clube de muitos nomes. Isso porque, para a grande maioria das pessoas, inclusive, a equipe é chamada pelo seu principal apelido: Galo. No entanto, essa está longe de ser a única alcunha atrelada ao time de futebol de Minas Gerais.

O apelido Galo surgiu em meados da década de 1930, quando torcedores do Atlético Mineiro adotaram a ave como o mascote oficial do clube. Isso porque, na época, havia um galo que era simplesmente imbatível nas rinhas de Belo Horizonte, o qual curiosamente era preto e branco – as mesmas cores do time mineiro.

Desse apelido, derivaram mais alguns como, por exemplo, Galo Doido e Galão da Massa.
No entanto, o time ainda carrega outros nomes: Alvinegro (por conta das suas cores), Campeão do Gelo, O Time do Impossível, Maior de Minas, Seleção do Povo e El Mineiro.

Atlético Mineiro de nome novo?

Em março de 2021, surgiu um boato de que o Atlético Mineiro estaria prestes a mudar de nome. O boato, no entanto, não passava de uma proposta enviada ao Conselho Deliberativo pelo deputado federal Virgílio Magalhães, o qual é conselheiro do Galo e sugeriu a mudança do nome e do escudo do clube.

A proposta de Guimarães era de que a equipe de Belo Horizonte trocasse o “Clube Atlético Mineiro” por “Clube Atlético Mineiro Galo Forte”. O nome, um tanto quanto informal até mesmo para uma equipe de futebol, acabou não caindo no gosto de praticamente ninguém – e a proposta ficou por isso mesmo.

Outra mudança sugerida pelo deputado federal na proposta enviada ao Conselho era relacionada ao escudo. Guimarães propôs que a equipe abandonasse o CAM, sigla de Clube Atlético Mineiro, em seu escudo para dar lugar ao GALO, o principal apelido do time. Da mesma forma, a ideia não foi para frente.

Comentários estão fechados.