Luisinho: o zagueiro elegante do Atlético Mineiro
Durante muito tempo Luisinho foi considerado o maior zagueiro da história do Atlético Mineiro, além de um ótimo marcador, ele também era um defensor extremamente técnico e com boa saída de bola. Muitos o consideram um dos zagueiros mais elegantes a já vestir a camisa do Galo.
Luisinho começou sua carreira no Villa Nova, de Nova Lima, aos 19 anos em 1978. Pelo Leão do Bonfim o zagueiro rapidamente se destacou e passou a atrair o interesse de diversos clubes do Brasil. Em 1979 o Atlético venceu a corrida por sua contratação e contratou aquele que seria um dos melhores defensores de sua história.
Zagueiro foi multicampeão pelo Galo
O camisa 4 marcou época no Galo. Ele fez parte dos injustiçados esquadrões de 1980 e 1981, que foram prejudicados pela arbitragem em dois jogos decisivos contra o Flamengo.
Mesmo assim, Luisinho ainda marcou época no clube, tendo ajudado o Alvinegro a conquistar um inédito hexacampeonato mineiro. O zagueiro não esteve presente na conquista de 78, tendo feito parte de 5 dos 6 títulos da hegemonia, além de ter ganho mais outros quatro estaduais em 85, 86, 88 e 89.
Luisinho jogou a Copa do Mundo de 1982
Seu bom desempenho com a camisa do Galo o levou para Copa do Mundo de 1982, onde foi titular de uma seleção que até hoje é considerada por muitos uma das melhores de todos os tempos. Sua saída de bola qualificada encaixava perfeitamente no estilo de jogo de troca de passes proposto por Telê Santana.
Luisinho deixou o Galo em 1989 para defender o Sporting, de Portugal, clube onde ficou por 3 temporadas até voltar ao futebol brasileiro para defender o Cruzeiro, grande rival do Atlético. Pelo clube celeste o jogador teve uma passagem sólida, foram 111 jogos e três títulos conquistados, mas nada que apagasse da memória do torcedor atleticano o que ele fez vestindo preto e branco.
Mesmo tendo jogado no rival e ganho títulos por lá, Luisinho e sua família são atleticanos e assim como muitos, se emocionaram na conquista do Campeonato Brasileiro de 2021. O zagueiro seguiu para o Villa Nova em 1995 onde ficou até se aposentar em 1996.
Comentários estão fechados.