Maiores Artilheiros Do Atlético Mineiro

0

Dentro da história gloriosa do Clube Atlético Mineiro, surgiram diversos artilheiros que marcaram época e fizeram das cores do Galo uma força maior no futebol brasileiro. Ídolos que construíram o clube como conhecemos hoje, sólido, campeão e uma referência sul-americana no futebol.

A lista dos 10 maiores artilheiros atleticanos traz um pouco da história dos goleadores que merecidamente são lembrados nos dias atuais. O Galo continua formando novos ídolos e artilheiros, mas estes nomes seguem na história.

Lista dos 10 maiores artilheiros da história do Atlético Mineiro

10 maiores artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: Portal do Atleticano

1. Reinaldo (255 gols)

Reinaldo Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: ogol.com.br

Estreou em 1973 pela equipe atleticana, um atacante que se tornaria o maior ídolo da história do Clube Atlético Mineiro. Reinaldo nasceu na cidade de Ponte Nova, interior de Minas Gerais, e aos dezesseis fez a sua primeira partida com a camisa do Galo.

Com uma carreira curta, brilhante e prejudicada por lesões, Reinaldo era considerado o rei da torcida do Atlético, justamente pelo talento e pela personalidade que tanto condizia com a equipe mineira. Marcou 255 gols em 475 jogos pelo Atlético Mineiro, foi dono de um recorde na artilharia do Campeonato Brasileiro que durou mais de vinte anos.

2. Dario (211 gols)

Dadá Maravilha Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: hojeemdia.com.br

Dadá Maravilha, como era conhecido, foi uma das figuras que integraram a equipe campeã brasileira em 1971, marcando o gol da vitória do Atlético Mineiro por 1 a 0 sobre o Botafogo na final. O centroavante foi tricampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1970 no México.

Pelo Atlético, fez 211 em 290 partidas disputadas, uma ótima média de um ídolo que fez história na equipe mineira. Era reconhecido pela capacidade de marcar gols, e conquistou as torcidas dos clubes pelos quais passou.

3. Mário de Castro (195 gols)

Mário de Castro Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: galodigital.com.br

Mário de Castro foi um dos primeiros artilheiros e ídolos atleticanos. Atuou pelo Atlético Mineiro entre 1926 e 1931, período em que construiu uma média de gols recorde no futebol, 1,95 por jogo. Ao todo, são 195 gols em 100 partidas disputadas pela equipe mineira, números superados somente em 1974 por Dadá Maravilha, e posteriormente por Reinaldo. O atacante também exerceu a profissão de médico por vinte e dois anos.

4. Guará (168 gols)

Guará Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: Arquivo Estado de Minas

Guará é mais um atacante eternizado na lista de maiores artilheiros do Atlético Mineiro. Chegou ao Galo em 1933, e a sua curta carreira permaneceu até 1939, quando protagonizou em uma partida contra o Palestra Itália (atual Cruzeiro) um lance que custaria o seu futuro como jogador.

Um choque de cabeça com o zagueiro adversário deixou Guará inconsciente e ficou internado por 23 dias, o traumatismo craniano sofrido impossibilitou que Guará retornasse o mesmo que tantas glórias proporcionou ao Atlético. Marcou 168 gols em cerca de 200 partidas pelo Galo.

5. Lucas (152 gols)

Lucas Miranda Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Lucas Miranda (de bigode no centro) / Imagem: hojeemdia.com.br

Além de multicampeão com a equipe atleticana, Lucas Miranda foi artilheiro na vitoriosa excursão do Atlético Mineiro à Europa, em 1950. Com 6 gols em 10 partidas, o atacante foi peça fundamental para a alcunha de “Campeão do Gelo” do Galo. Conquistou o Campeonato Mineiro em 1946, 1947, 1949, 1950, 1952 e 1953, defendeu o time de Minas por dez anos, marcando ao todo 152 gols em 258 jogos. 

6. Said (142 gols)

Said Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Said (centro), O Trio Maldito / Imagem: Twitter Atlético-MG

Said Paulo Arges formou com Mário de Castro e Jairo o chamado “Trio Maldito” entre 1927 e 1931, época em que o estado de Minas Gerais teve hegemonia atleticana e um futebol de encher os olhos.

Em cinco anos defendendo o Atlético, Said marcou 142 gols e foi campeão mineiro em três oportunidades, 1927, 1931 e 1932. O meia-direita, assim como os outros dois integrantes do “Trio Maldito”, são lembrados pela torcida pela contribuição para o crescimento do clube.

7. Guilherme (139 gols)

Guilherme Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: galodigital.com.br

Destaque no futebol brasileiro do final dos anos 1990, Guilherme chegou a Belo Horizonte em 1999, e viveu no Galo o auge de sua carreira. No primeiro ano defendendo a equipe mineira, o atacante foi artilheiro do Campeonato brasileiro com 28 gols e levou o Atlético a final do torneio. Homenageado pelo clube pelos feitos como jogador, Guilherme marcou 139 gols em 205 partidas vestindo as cores alvinegras. 

8. Ubaldo (135 gols)

Ubaldo Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: Twitter Atlético-MG

Durante a década de 1950, o Clube Atlético Mineiro contou com Ubaldo, um centroavante seis vezes campeão mineiro e ídolo da massa atleticana. Foi um jogador supersticioso, e que conquistou o carinho da torcida que o carregava nas costas após triunfos do Galo. Marcou 135 gols em 274 jogos pelo Atlético. É considerado um dos maiores ídolos da história do clube.

9. Marques (133 gols)

Marques Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: Agência Lancepress

Dupla complementar de Guilherme no time do Atlético dos anos 1990, Marques foi um atacante habilidoso que confundia a marcação com a velocidade de suas jogadas. Teve três passagens pelo galo, uma de 1997 até 2002, outra entre 2005 e 2006, e a última de 2008 até 2010.

Conquistou a Copa Conmebol de 1997 e três vezes o Campeonato Mineiro (1999, 2000 e 2010). Ao todo, marcou 133 vezes em 386 partidas pelo Atlético Mineiro.

10. Nívio (126 gols)

Nívio Maiores Artilheiros do Atlético Mineiro
Imagem: galodigital.com.br

Nívio Gabrich foi um ponta-esquerda que fez parte da equipe atleticana da segunda metade dos anos 1940. Fez parte do time Campeão do Gelo em 1950 e por quatro vezes se sagrou campeão mineiro. É o décimo maior artilheiro da história do Atlético Mineiro, onde atuou em 222 vezes e marcou 126 gols.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Flamenguistas Não Aguentam E Rejeitam Ídolo Do Atlético-MG Saiba Em Quais Jogos Guilherme Arana Deve Desfalcar O Galo Craque Internacional Deixa O Atlético-MG Na Mão E Se Oferece Para Rival Aceitaria De Volta? Ídolo Do Atlético-MG Está Sem Clube E Pode Voltar De Graça Cuca, Jesus Ou Outro? Torcida Do Galo Elege Favorito Para Substituir El Turco