Quem o Galo pegará nas quartas da Libertadores se passar pelo Emelec?

Em sorteio realizado na sede da Conmebol hoje (27) às 13 horas, ficou definido que o adversário do Atlético-MG nas oitavas de final da Copa Libertadores será o Emelec, do Equador. A equipe equatoriana se classificou em segundo lugar no grupo A, com 8 pontos, ficando atrás do líder, Palmeiras, com 18. Por ter melhor campanha, o Galo decide a chave em casa. As partidas serão realizadas nos dias 28 de junho, no Equador e no dia 5 de julho, em Belo Horizonte.

O confronto será o primeiro na história entre os dois clubes, que nunca se enfrentaram por outras competições. O Atlético tem um bom retrospecto contra equipes equatorianas, em 6 jogos são 3 vitórias, 2 derrotas e 1 empate.

Caso se classifique para as quartas de final, o Atlético pegará o vencedor do confronto entre Cerro Porteño e Palmeiras. A equipe do Ciclón, é o adversário que o Galo mais vezes enfrentou na Libertadores e tem alguns velhos conhecidos, como o atacante Marcelo Moreno.

O Palmeiras, por sua vez, além atual bicampeão do torneio, foi quem eliminou o alvinegro da competição em 2021. Por conta disso, uma parcela da torcida atleticana vê com bons olhos um reencontro com o clube paulista.

Os mais céticos, gostariam de enfrentar o Cerro, por se tratar de uma equipe menos qualificada tecnicamente. Apesar disso, o histórico de confrontos entre as equipes é bem equilibrado: 3 vitórias para cada lado e 2 empates.

Rival do Galo é tradicional no Equador

Fundado em 1929, o Emelec é um dos grandes clubes do Equador. A equipe já venceu o Campeonato Equatoriano 14x e teve sua melhor participação na Copa Libertadores em 1995, quando chegou às semifinais da competição.

O estádio George Capwell, com capacidade para 40 mil pessoas é a casa do clube e é um dos estádios mais temidos da América do Sul. Localizado, em Guayaquil, a “cancha” está à apenas 4 metros do nível do mar, sendo assim, o Atlético não deverá ter problemas com a altitude como teve em Quito, na primeira fase, quando jogadores alvinegros precisaram usar cilindros de oxigênio no intervalo da partida contra o Del Valle.

O rival do Galo terminou a fase de grupos com 2 vitórias e 2 empates, tendo sido derrotado pelo Palmeiras 2 vezes, vencido o Independiente Petrolero em casa e o Deportivo Tachira fora. Em 6 jogos marcou 14 gols, sofreu 7 e foi o sexto melhor segundo colocado.

A equipe comandada pelo espanhol, Ismael Rescalvo, joga no 4-3-3, embora para o confronto contra o Palmeiras no Allianz, tenha usado um 4-4-2. Rescalvo chegou ao Emelec em 2018 após deixar o comando do Independiente Del Valle. Também trabalhou no Independiente Medellin (COL) e no Envigado (COL). Pelo adversário do Galo são 119 jogos, 58 vitórias, 27 empates e 34 derrotas.

Nos últimos 5 jogos que disputou o Emelec acabou derrotado em três oportunidades, empatou uma e venceu outra. A equipe que é sexta colocada no Campeonato Equatoriano com 22 pontos, tem como destaque na Libertadores o meia Sebastián Rodriguez, que em 6 jogos fez 5 gols.

Comentários estão fechados.