Telê Santana: um dos maiores técnicos da história foi campeão no Galo

Telê Santana é um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro, campeão por onde passou, Telê também teve passagem vitoriosa pelo Galo.

Natural de Itabirito, ele começou sua carreira como jogador no Fluminense, seu clube do coração e foi pelo Tricolor das Laranjeiras que deu seus primeiros passos com técnico em 1969, ano em que também venceu seu primeiro título: o Campeonato Carioca.

Telê Santana no Atlético Mineiro

Telê chegou ao Atlético em 1970, quando o clube vivia um mau momento, sem uma grande conquista há muito tempo e com diversos problemas no banco de reservas. Tão logo chegou em BH, o treinador já conseguiu acalmar os ânimos do vestiário e conquistar o Campeonato Mineiro de 1970, o primeiro vencido pelo Galo no Mineirão.

Em 1971 com um time sem muitas estrelas, mas extremante dedicado e que mataria por seu treinador, o Alvinegro venceu o Campeonato Brasileiro de 1971 sob o comando do Mestre. Deixou o Galo em 1972 e retornou em 73, para ficar até 1975.

Duas Copas do Mundo dirigindo a Seleção Brasileira

Depois disso, passou por Grêmio, Palmeiras, Al-Hilal e Seleção Brasileira. Seu trabalho no Brasil é lembrado até hoje, uma vez que a seleção de 82, que embora não tenha ganho a Copa do Mundo, foi para muitos o melhor time que o Brasil já teve.

Em 86, Telê também comandou a equipe que acabou eliminada de forma decepcionante para a França, nos pênaltis. Após deixar o comando da Seleção, Telê teve passagem de destaque no Galo entre 1987 e 1988, quando fez uma das melhores campanhas da Copa União (apesar de ter sido eliminado nas semifinais para o Flamengo) e conquistado o título Mineiro de 1988.

Sucesso e vários títulos pelo São Paulo

Teve uma rápida passagem pelo Flamengo em 89 até assumir o São Paulo em 1990, pelo tricolor Telê conquistou duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, além da Conmebol de 94 e dos Paulistas de 91 e 92. Foi o melhor trabalho de sua carreira.

Mesmo não tendo conquistado seus maiores títulos no Atlético, Telê nunca escondeu seu carinho pelo Galo, em 2001 ele deu a seguinte declaração:

“Ganhar o primeiro Campeonato Brasileiro pelo Atlético foi uma responsabilidade muito grande. Sou grato ao Atlético pela oportunidade de fazer parte de sua história de uma forma tão especial. Aos fantásticos torcedores atleticanos, fiéis e apaixonados, deixo uma mensagem: jamais deixem de comemorar aquela conquista de 1971. Cada título tem sua história, mas aquela conquista de primeiro campeão brasileiro tem um sabor especial. Ser o primeiro é sempre ser o melhor.”

Telê Santana é o treinador que mais vezes dirigiu o Atlético com 434 jogos.

1 comentário
  1. […] daquele ano e chegou a ser convocado pela Seleção Olímpica. Naquele mesmo ano, sob o comando de Telê Santana, Sérgio Araújo conduziu o Galo até as semifinais do Campeonato […]

Comentários estão fechados.