Vavá: ídolo dos anos 50 foi campeão do gelo pelo Galo
Um dos títulos exaltados no hino do Atlético Mineiro é o de Campeão do Gelo e embora não exista nenhum troféu com esse nome, nos anos 1950 o Galo foi o primeiro clube brasileiro a excursionar pela Europa. Mais do que isso, o time mandou bem e ganhou de grandes times.
Um dos atletas que fez parte dessa excursão memorável ao Velho Continente, foi o meia Vavá, revelado pelas categorias de base do clube. Embora não fosse titular da equipe, ele era peça importante, podendo atuar em mais de uma função e entrando sempre no decorrer das partidas. Quando jogava ao lado de Ubaldo Miranda, formava uma forte dupla com o atacante.
Vavá e sua história no Galo
Embora tenha encarrado sua carreira precocemente em 1954 por conta de problemas cardíacos, Vavá fez 118 partidas pelo Atlético, o único time que defendeu em toda sua carreira, marcou 58 gols e conquistou 3 Campeonatos Mineiros (sendo campeão e artilheiro em 1952).
Muitos torcedores rivais fazem piada com a conquista do Atlético de Campeão do Gelo, mas a excursão foi de grande importância para o futebol brasileiro, fragilizado após a perda do Mundial de 1950. Além disso, abriu as portas para que outras equipes brasileiras pudessem excursionar pelo Velho Continente.
O Galo não só foi pioneiro, como foi extremamente vitorioso em sua passagem pelo futebol europeu. O clube realizou 10 partidas, em 10 cidades diferentes, tendo vencido seis, empatado duas e perdido outras duas.
A campanha do Atlético Mineiro na Europa
- Munique 1860 (ALE) 3×4 Atlético
- Hamburgo (ALE) 0x4 Atlético
- Werder Bremem (ALE) 3×1 Atlético
- Schalke 04 (ALE) 1×3 Atlético
- Rapid Viena (Áustria) 3×0 Atlético
- Saarebrücken (ALE) 0x2 Atlético
- Anderlecht (BEL) 1×2 Atlético
- Eintracht Brauschweig (ALE) 3×3 Atlético
- Seleção de Luxemburgo 3×3 Atlético
- Stade Français (FRA) 1×2 Atlético
Comentários estão fechados.