Copa Conmebol 1997: Atlético Mineiro campeão pela segunda vez

0

Após ser campeão em 1992 e vice em 1995, o Atlético Mineiro venceu novamente a Copa Conmebol em 1997 e se tornou o maior campeão do campeonato. O Galo garantiu a vaga na competição após ser mais uma vez semifinalista do Brasileiro em 1996.

O time alvinegro viveu dificuldades ao longo da década de 1990 em relação a conquistas relevantes e encontrou neste torneio um refúgio para o seu torcedor. O Galo foi campeão invicto e teve o artilheiro Valdir, que marcou sete gols na competição.

Copa Conmebol 1997
Atlético Mineiro da volta olímpica após ganhar a Copa Conmebol 1997

Oitavas de Final contra a Portuguesa

Com grandes nomes no elenco como: Taffarel, Marques e Valdir Bigode, o Atlético, assim como na Copa Conmebol 1992, também iniciou sua campanha contra um brasileiro.

O adversário da vez foi a Portuguesa, que vivia grande momento no final da década de 90, mas que em 97 não foi páreo para o Galo: vitória por 4×1 no Canindé e empate sem gols no Mineirão para garantir a vaga nas quartas.

Quartas de Final contra rival colombiano

Também como em 1997, outra equipe colombiana entrou no caminho do Alvinegro, o América de Cali. Diferentemente do que aconteceu em outros anos, o Galo fez o resultado fora de casa: uma vitória por 2×1 na Colômbia fez com que a equipe chegasse ao Mineirão precisando apenas de um empate.

A torcida atleticana sempre diz que se não é sofrido, não é Galo! E o Atlético sofreu no confronto da volta após sair atrás no marcador e ver a vaga nas semifinais escorregar. Mas, graças a um gol de Edgar no fim do primeiro tempo a equipe conseguiu o empate e se classificou para a próxima fase.

Semifinal tranquila para o Galo

Se houve sofrimento para eliminar o América de Cali, o Universitário, do Peru não ofereceu nenhuma resistência ao Galo nas semifinais da Copa Conmebol 1997: vitória por 2×0 fora de casa, goleada por 4×0 no Mineirão e vaga em mais uma final garantida.f

Atlético viveu drama na final contra o Lanús

O adversário na grande final foi o Lanús, da Argentina, que fez o primeiro jogo dentro de casa e fez de tudo para dificultar a vida do Atlético, inclusive sair na frente do placar.

Jogadores do Galo sofreram com a violência no primeiro jogo da decisão

Após igualar a partida aos 42 do primeiro tempo com o lateral Bruno, o Galo dominou a partida e conseguiu construir uma sonora virada para 4×1. Após o apito final, os atletas argentinos encurralaram os jogadores atleticanos próximo aos alambrados e com a ajuda de seus torcedores, agrediam todos que passavam ali vestindo preto e branco.

A vantagem conquistada na Argentina era boa, mas o Atlético estava com os pés no chão, uma vez que perdeu a final da Conmebol de 95 para o Rosário Central após ter ganho o primeiro jogo por 4×0. Então, um empate em 1×1 foi o suficiente para garantir o bicampeonato do Atlético na competição continental.

Campanha do Atlético Mineiro na Copa Conmebol 1997

Oitavas de finalPortuguesa 1×4 Atlético-MGCanindé (São Paulo)
Oitavas de finalAtlético-MG 0x0 PortuguesaMineirão (Belo Horizonte
Quartas de finalAmérica de Cali-COL 1×2 Atlético-MGPascual Guerrero (Cali)
Quartas de finalAtlético-MG 1×1 América de Cali-COLMineirão (Belo Horizonte)
SemifinaisUniversitario-PER 0x2 Atlético-MGNacional (Lima)
SemifinaisAtlético-MG 4×0 Universitario-PERMineirão (Belo Horizonte)
FinalLanús 1×4 Atlético-MGCiudad Lanús (Lanús)
FinalAtlético-MG 1×1 LanúsMineirão (Belo Horizonte)
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Flamenguistas Não Aguentam E Rejeitam Ídolo Do Atlético-MG Saiba Em Quais Jogos Guilherme Arana Deve Desfalcar O Galo Craque Internacional Deixa O Atlético-MG Na Mão E Se Oferece Para Rival Aceitaria De Volta? Ídolo Do Atlético-MG Está Sem Clube E Pode Voltar De Graça Cuca, Jesus Ou Outro? Torcida Do Galo Elege Favorito Para Substituir El Turco