Alexandre Kalil: relembre o mandato dele no Atlético Mineiro

Alexandre Kalil é um dos maiores presidentes da história do Atlético, foi sob sua gestão que o clube saiu de um jejum de 42 anos sem títulos importantes para conquistar a Copa Libertadores em 2013 e a Copa do Brasil em 2014.

Alexandre é filho de Elias Kalil, presidente do Galo durante os anos de 1980 e 1985. Para muitos, o maior presidente da história do clube. Foi sob sua gestão, que o Alvinegro montou seus maiores times, que por fatores alheios as quatro linhas, acabaram não sendo coroados com títulos. Mesmo após sua saída, o Galo continuou relevante no cenário nacional, mas no começo dos anos 2000, o clube entrou em uma crise sem fim que culminou no rebaixamento, em 2005.

Elias Kalil Presidente Atlético Mineiro
Elias Kalil. Foto: Galodigital

Após conseguir retornar a primeira divisão, o Atlético era um clube com muitos problemas, extremamente endividado e com uma série de gestões ruins, outro rebaixamento parecia questão de tempo. Foi então que em 2009 Alexandre Kalil assumiu a presidência do Galo. Em seus primeiros anos, ele profissionalizou o clube e saneou as finanças.

Durante o ano de 2011, o último ano de seu primeiro mandato como presidente, o Atlético brigou para não cair até a 37º rodada do Campeonato Brasileiro e chegou na partida derradeira tendo a oportunidade de rebaixar seu rival, Cruzeiro pela primeira vez na história. O que aconteceu foi uma da maiores manchas da história do clube, a Raposa goleou o Galo por 6×1 para se manter na primeira divisão.

Novo mandato de Alexandre Kalil e taças para o Galo

Mesmo após ser humilhado pelo rival, Kalil não só foi reeleito, como fez questão de manter toda a comissão técnica do treinador Cuca. Em 2012, a torcida começou o ano desconfiada com o clube, mas a conquista do título Mineiro de forma invicta, trouxe os mais céticos para perto do clube novamente. Após a conquista do estadual, Alexandre fez talvez a maior contratação da história do Atlético: Ronaldinho Gaúcho.

O penta campeão mundial e melhor jogador do mundo em 2005 estava livre no mercado e chegou ao Galo sob muita desconfiança. Apesar disso, Kalil o bancou e colheu os frutos. Logo em sua primeira temporada no clube R10 foi vice-campeão brasileiro, garantindo que o Atlético se classificasse para a Libertadores pela primeira vez desde 1999.

Ronaldinho Gaúcho Atlético Mineiro
Imagem: UOL

Já em 2013, sob o comando do Bruxo, o Galo foi campeão Mineiro de forma avassaladora e conquistou a Libertadores de forma épica. Em 2014, já sem R10 e no último ano da gestão de Kalil, o Atlético conquistou a Copa do Brasil eliminando Palmeiras, Corinthians, Flamengo e vencendo o título em cima do maior rival, Cruzeiro.

Após deixar a presidência do clube em 2014, Alexandre Kalil se elegeu prefeito de Belo Horizonte em 2016, sendo reeleito em 2020 e renunciando ao cargo no começo de 2022 para concorrer ao governo do estado.

Comentários estão fechados.